Finalmente você conseguiu. Foram entrevistas, dinâmicas de grupo, testes intermináveis... E, aí está você de novo, nascendo em uma nova vida corporativa.
Sua história apenas começa.
Já é hora de escolher o roteiro, lembrando que seus “leitores” exigem seu melhor. Essa é a hora de fugir dos velhos modelos.
A primeira reação é de comparação. Evite essa atitude tão perigosa. Cuidado com o risco da ilusão. Ilusão?
Sim. Temos a tendência de esquecer do que foi ruim, de minimizar as dificuldades passadas.
Basta mais uma vez comparar com a vida comum. Quem se separa e lamenta a falta do outro só recorda o que foi bom, precisa ficar repetindo mentalmente o motivo da separação, concluindo a cada dia que foi melhor assim, até que finalmente consegue assimilar a situação. No mundo corporativo ocorre da mesma forma. Só lembramos do que foi bom, principalmente quando o novo “lar” aparentemente deixa algo a desejar.
Portanto, esteja aberto para descobrir esse novo lugar, com todas as suas particularidades. Perceba em que sua experiência poderá agregar aos processos, às pessoas, à empresa.
Entenda a cultura do lugar e seus colegas. Ouça sem retrucar mentalmente. Dispa-se de suas verdades e admita que outras formas de trabalho existem e funcionam.
Nada pior do que chegar questionando, passando a impressão de arrogância. E o pior, talvez sequer exista a chance de desfazer esta imagem.
Aprenda sua rotina da melhor forma. Preocupe-se com os detalhes. Pergunte se está correto. Seja humilde.
E trabalhe. Faça parte da equipe. Integre-se. Multiplique seus conhecimentos. Assim, quando o seu resultado brilhar, o sucesso será de todos e você não sofrerá da síndrome do pato novo, que não deve mergulhar fundo.
Afinal, assim como na vida, no ambiente de trabalho o sucesso está em suas escolhas e é construído a cada momento. Basta que você decida.
Qual a sua escolha para o dia de hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário