Transformando conhecimento em realização profissional.

Minha foto
Analista de RH pela FGV. Superior em Processos Gerenciais EBAPE -FGV Especialista em Pedagogia Empresarial e escritora. http://www.administradores.com.br/artigos/anagrisolia Autora do texto do concurso Público da UESPI-04/2010 http://nucepe.uespi.br/downloads/Prova_Tecnico_UESPI.pdf

Educação a distância?

Dominar a arte da tutoria em EAD é antes de tudo ser apaixonado pelo desenvolvimento humano e pela grande número de possibilidades da construção do conhecimento. É ser um profissional motivado com sede do saber e acima de tudo, preparado para multiplicar. Utilizando-se de recursos tecnológicos age como facilitador em um ambiente virtual. Responsável pelo desenvolvimento da autonomia do aluno, mantendo-o participante nas atividades e formulação de idéias. Atuando estrategicamente consegue impactar comprometimento, mesmo à distância. Ser tutor é dominar múltiplos papéis; Mediador, consultor, orientador, coaching... Utiliza-se até de técnicas de retenção a fim de combater a evasão, um de seus maiores desafios. Além de domínio de conteúdo e de formas variadas de pesquisa, é imprescindível a maturidade pedagógica, a cultura geral, capacidade de comunicação. Domínio de ferramentas de acessórios e periféricos de um computador também é indispensável.
O segredo está em não deixar de estudar. Manter-se atualizado em relação a novos métodos tecnológicos que surgem e, sobretudo, sorver o máximo de conhecimento a fim de formar uma estrutura de pensamento sempre inovadora e admirável. O aluno respeita o profissional que investe em sua preparação. A figura do tutor assume uma imagem a ser copiada, o que torna sua responsabilidade ainda maior. Sua postura está ligada à interatividade e a velocidade das informações exige muita disciplina e elaboração de conhecimento.
A tutoria deve ter o foco em preocupar-se com competências pedagógicas, direcionando o conhecimento, a pesquisa e a elaboração, social, adequando à realidade da turma o nível de conhecimento a fim de um aproveitamento máximo, estratégico, para atingir um planejamento, de acordo com a demanda da Instituição de ensino e, por último, gerenciais, pois o tutor é também um grande administrador.
E, finalmente, ter uma postura profissional no ambiente de trabalho. Colaborar com os outros tutores, agregar à hierarquia, disponibilizar relatórios e dossiês, sugerir, transformar, tomar frente de desafios, cuidar da imagem do corpo docente, enfim, ser um indivíduo que colabora com o desenvolvimento da sociedade sem deixar de lado o compromisso com o ensino e a ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário